Diretora da AASPTJ-SP participa de Conferência Mundial de Serviço Social
Nos dias 09 a 12 de julho de 2014 ocorreu em Melborne na Austrália a Conferência Mundial Conjunta de Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social. O tema central do evento foi “Promover a Igualdade Social e Econômica: respostas do serviço social e desenvolvimento social”, promovida conjuntamente pela Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (IASSW/AIETS), pelo Conselho Internacional de Bem-estar Social (ICSW) e pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS)
Foi um momento importante para o Serviço Social brasileiro, pois tivemos pela primeira vez na plenária principal, a palestra de uma representante brasileira, a professora Dra. Marilda Villela Iamamoto, cujo tema foi “Promoção Social e Econômica do Capital e a Desigualdade Social” proferida na língua portuguesa, considerada pela primeira vez, como língua oficial do congresso.
Esteve presente além de representantes de organizações internacionais, 1500 profissionais de Serviço Social, pesquisadores e educadores de todo mundo. A AASPTJS-SP, representada pela conselheira fiscal Maíla Rezende Vilela Luiz, apresentou um trabalho referente à Associação enquanto organização política da categoria profissional de base, intitulado “A Organização política dos assistentes sociais e psicólogos no TJ-SP: AASPTJ-SP”.
A Associação esteve lá para acompanhar a agenda global do evento e realizar um debate sobre os temas de interesse do sociojurídico. Além de participar de reuniões com assistentes sociais representantes dos países latinos americanos e região do Caribe. Destarte, essas reuniões têm como objetivo fortalecer as relações entre esses países e compartilhar experiências juntos em relação à prática profissional, divulgar pesquisas, publicar notas de interesse de outros países, incluindo base de projetos conjuntos. Estava presente nas reuniões representantes da Argentina, Uruguai, Peru, Espanha e do Brasil (representantes da ASSPTJ-SP, do CFESS, Editora Cortez, do SESC/São Paulo e universidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso).
Desta reunião Ibero-americana foi criado um grupo de debates com o intuito de continuar o trabalho realizado e fortalecer a participação dos países latinos americanos e da região do Caribe junto a FITS e demais organizações internacionais.