Ato para criação da Central dos Servidores Públicos
No último dia 11 de novembro, a primeira secretária, Maria Helena Correa, representou a Associação em ato público realizado na Assembleia Legislativa para dar início aos debates da criação de uma central sindical exclusiva de servidores públicos.
A ideia desta central existe há vários anos, já que as diversas centrais existentes não conseguem atender às necessidades especificas do funcionalismo. No entanto, este foi o primeiro ato concreto rumo à criação da Central dos Servidores Públicos, como deve ser nomeada.
José Gozze, presidente da Federação das Entidades dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp), coordenou o debate e explicou que “as centrais sindicais existentes absorvem nossos anseios, porém, no caso dessas centrais a demanda maior é das entidades da iniciativa privada ligadas à empresas que focam o lucro e não ao serviço público que trabalha em troca de impostos. Por isso elas não conseguem representar nossas lutas e necessidades”, completou.
O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), também participou do ato e registrou seu apoio à criação da central. “Acho válida a criação de uma central sindical de servidores públicos, já que estes, no geral, não são contemplados nas lutas das centrais já consolidadas”, disse. “Muitas delas são entidades ‘chapa branca’, já domesticadas pelos governos”, completou.
No final do evento, definiu-se que as entidades presentes integrarão um comitê para definir as metas e objetivos da Central, que irá reunir sindicatos e associações.