Funcionalismo público contra a Reforma da Previdência

Nesta segunda-feira (16/01), diversas entidades representativas dos servidores públicos reuniram-se com o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) para falar sobre a iminente Reforma da Previdência. A AASPTJ-SP participou representada por sua presidente, Elisabete Borgianni.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas Mascaretti, também esteve presente e entregou ao deputado um estudo preliminar elaborado pelo TJ-SP sobre os impactos da Reforma. “Será um grande golpe nos futuros pensionistas e servidores”, alegou. Para ele, a saída é os servidores se unirem e trabalhar para tentar barrar partes da proposta do governo.

Renan Roque/Assojuris

Elisabete pontuou que é muito importante explicar ao público em geral que a Reforma apenas vai tirar direitos de trabalhadores, pois, na realidade, a Previdência não é deficitária e o que está em curso é uma perversa estratégia de elevar os lucros do sistema financeiro a partir dos fundos de pensão privados. Elisabete citou os importantes estudos da professora Sara Granemann, docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o tema. Lembrou ainda, que essa estratégia foi utilizada no Chile, já nos anos 1980 e depois o próprio Estado chileno precisou complementar as aposentadorias daqueles que recorreram aos fundos privados.

Os debates levaram os presentes a marcarem nova reunião para o dia 6 de fevereiro, dia em que o Congresso Nacional retoma seus trabalhos.

Diversos atos estão sendo organizados pela classe trabalhadora em todo o país.

Aguarde novas informações!

Nota técnica do Dieese

Ainda sobre a Reforma da Previdência, indicamos a leitura da nota técnica preparada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), explicando os principais pontos da PEC.

Leia aqui

Seminário Nacional

No dia 04/02 ocorre o Seminário Nacional contra a Reforma da Previdência organizado pela CSP Conlutas com a participação de renomados especialistas, tais como, Sara Granemann, Souto Maior e Maria Lucia Fattorelli.

Veja aqui


Bookmark and Share